79 mil alunos retornam às aulas na rede municipal de Joinville |
Vereadores finalizam rodada de audiências sobre revisão do Plano Diretor
-
Mauro Artur Schlieck -
Munícipes, associações de bairros e entidades de classe apresentaram reivindicações diversas para a revisão do Plano Diretor (Projeto de Lei Complementar nº 61/2018) na audiência pública desta segunda-feira (8), que fechou após outras oito audiências promovidas pela Comissão de Urbanismo em diversos pontos da cidade. Meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento foram palavras constantes no encontro de ontem.
A maioria das manifestações foi em torno de pedidos pela implementação do projeto Vale Verde, uma proposta por uma urbanização com potencial construtivo mais restritivo perto do rio Cubatão, e em uma discussão sobre a implantação ou não da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) na região do bairro São Marcos.
Além desses tópicos, também houve reivindicações para que o Plano Diretor preserve a cota 40, diminua ou restrinja ocupações irregulares na zona rural, aumente o gabarito para construções no bairro Aventureiro, assegure a continuidade de atividades de pedreiras em regiões de preservação e que possa ter um texto mais objetivo e claro.
Houve pedidos também pela revisão do plano viário e pela abertura ou alargamento de vias, como a extensão da rua Ministro Calógeras até a rua Urussanga, no bairro Bucarein, e a duplicação da rua Ottokar Doerffel.
Mais de 70 pessoas acompanharam a reunião presencialmente, além de outras que acompanharam o evento por meio da CVJ TV no Youtube e no Facebook.
Relator da proposta na comissão, o vereador Wilian Tonezi (Patriota) voltou a pedir que os munícipes encaminhem suas manifestações com seus anseios sobre a cidade para o e-mail planodiretor@cvj.sc.gov.br. Até o momento, mais de 200 manifestações foram recebidas, conforme Tonezi, e o recolhimento de manifestações deve seguir até o próximo dia 13.
Tonezi ainda reforçou o compromisso pela aprovação da revisão do Plano Diretor até o fim de 2021.
Além de Tonezi, também participaram da audiência os vereadores Diego Machado (PSDB), Neto Petters (Novo), Sidney Sabel (Democratas) e Adilson Girardi (MDB), que são integrantes da Comissão de Urbanismo.
Acompanharam a audiência, ainda, os vereadores Kiko do Restaurante e Pastor Ascendino Batista (ambos do PSD), Henrique Deckmann e Claudio Aragão (ambos do MDB) e Lucas Souza (PDT); as vereadoras Ana Lucia Martins (PT) e Tânia Larson (PSL); o presidente da Casa, Maurício Peixer (PL); e o líder do governo na Câmara, Érico Vinicius (Novo). (Jornalismo CVJ - Sidney Azevedo)
Deixe seu comentário